terça-feira, 27 de março de 2012

Muito além de taças coloridas

por Luci Lahr

O local era tranquilo e muito bem organizado. Ambientação perfeita, com luzes direcionadas, mesas bem postas e os sorvetes deliciosamente expostos nos balcões refrigerados. Uma sorveteria que prometia muito, apenas pelo visual.

Atrás dos balcões era possível observar uma estante de vidro que completava com chave de ouro a ambientação. Eram taças muito coloridas, com texturas e formatos diferenciados, e saltavam aos olhos da clientela. Os recipientes se tornavam argumentos de venda.

O atendimento cordial e correto se destacava dentre aqueles outros estabelecimentos enfrentados no decorrer de um dia cansativo e calorento.

- Algo para beber, senhora?
- Sim, por favor, uma água - respondeu uma cliente idosa acompanhada por sua amiga.

Em poucos instantes todo equilíbrio do atendimento entrou em declínio súbito. Um jovem casal e uma linda criança recém chegados não só roubaram a cena, como também toda a atenção dos atendentes. As senhorinhas permaneceram ali por longo tempo, na expectativa das lindíssimas taças coloridas, dos sorvetes refrescantes, e da água na temperatura desejada.

A situação descrita acima leva-me a pensar nos atendimentos diferenciados dos estabelecimentos comerciais. Na ansiedade por oferecer atendimento exclusivo a um cliente especial, são cometidos deslizes imperdoáveis com outros clientes não menos importantes, e potenciais a cativos.

A preparação de equipes para atendimento de qualidade não é fácil, demanda muita energia e tempo, e exige consciência de cada pessoa envolvida no processo para que tudo transcorra de maneira harmoniosa.

Ter uma equipe consciente de seu papel no atendimento, com atitudes simples e memoráveis aos olhos dos clientes é tarefa mais do que árdua, e faz a diferença no mundo dos negócios, sobretudo no varejo e prestação de serviços.

A gestão de relacionamento com o cliente deve ser cuidadosamente pensada para que atitudes diferenciadas não fiquem restritas a supostos clientes especiais, e assim que se evitem constrangimentos aos demais clientes que aguardam um mínimo de reconhecimento pela preferência e ida ao estabelecimento comercial.

A concorrência está cada dia mais acirrada, e a cortesia natural, equilibrada e sob medida a todos os clientes que ali estiverem é determinante, algo que transcende lindas taças coloridas.



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